sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Barba Ensopada de Sangue, de Daniel Galera

Barba Ensopa de Sangue é um romance envolvente. O personagem principal é o típico herói: forte, calado, honesto e bom com os amigos, protetor com crianças, animais e mulheres (talvez o personagem seja até mesmo um tanto condescendente com as mulheres, o que afinal faz sentido num personagem herói; por exemplo, ele perdoa a ex-mulher por tê-lo deixado para ficar com o seu irmão, mas não perdoa o próprio irmão) , e, claro, bonito. A estória é construída toda por diálogos e descrições ligeiras de pessoas, paisagens, sensações e sentimentos, e durante a maior parte do romance segue num ritmo muito rápido, e não se quer deixar de acompanhar as aventuras do personagem, então a interrupção da leitura para a realização das atividades cotidianas se torna bastante penosa.
Mais pro final o romance parece que há uma quebra do ritmo, talvez propositalmente para meio que retratar o estado mental do personagem, obcecado e deprimido, mas o fato é que nesse momento a leitura, ao meu ver, ficou um pouco entediante.
O romance meio que brinca com o sobrenatural e com a grande questão do livre arbítrio versus determinismo. Digo brinca porque os eventos fantásticos são algo meio remendados na narrativa, num contexto em que são bastante retratadas as superstições e idiossincrasias de uma pequena comunidade praiana (em Garopaba). O fato é que fiquei esperando por algo mais dramático e surreal durante a leitura, e isso não aconteceu.
O livro, enfim, é muito divertido, há a sensação de ouvir os personagens falando (como o guia turístico, que termina a frase com um inevitável "tá pessoal") e também é um tanto irônico - a descrição dos hipsters, por exemplo, é perfeita e muito engraçada. Contudo, os personagens não são muito aprofundados e o final não me chocou nem surpreendeu nem nada, pareceu (é bastante provável que propositalmente) o fim de um dos capítulos do livro. Fiquei um tempinho com o personagem na cabeça, mas ele provavelmente não vai conviver comigo por muito tempo - o romance é gostoso e fácil de ler, envolvente, mas não tão impressionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário